top of page

De ouvidos abertos: a invasão dos podcasts na nova geração

  • Foto do escritor: Mostra Revista
    Mostra Revista
  • 18 de nov. de 2021
  • 5 min de leitura

Matéria: Equipe NUMMA

A era de ouro do rádio fora em 1930, e impactou profundamente a produção audiovisual brasileira, desde as grandes cantoras e atrizes do rádio que se tornaram queridinhas do Brasil, até os programas de televisão que emularam em imagem as narrativas do veículo sonoro.


Assim, com a chegada da televisão em 1950, muito se especulou sobre o "fim do rádio", mas como todo meio de comunicação, ele apenas se adaptou a novos formatos, como fizera mais atualmente, também, com o advento da internet. Rádios online e programas de podcast dominam o gosto popular, principalmente de novas gerações, o que normalmente estranharíamos.


A facilidade de ouvir um programa informativo, humorístico ou de outro cunho é muito interessante para a geração que passa grande parte do tempo conectado nos seus celulares. A facilidade de produção desses conteúdos, também, proporcionou que pessoas que antes não tinham apoio de grandes veículos mas que tinham algo para mostrar pudessem produzir seus próprios programas.


O NUMMA selecionou para você alguns dos programas favoritos de nossos integrantes, que estão no espectro entre o conteúdo comprometido de moda e o humor escapista. Confere abaixo um pouco dos podcasts do momento!

RESPONDENDO EM VOZ ALTA


A função dos podcasts, além de informar e trazer conteúdos relevantes e sérios para o espectador, é também se colocar num formato leve e descontraído, num ode aos antigos programas de rádio. De política a humor, tudo é possível neste formato, e é no podcast Respondendo em Voz Alta, que encontramos a mais deliciosa mistura sem sentido de humor, narrativa e escapismo.


O podcast da apresentadora Laurinha Lero é um sucesso desde seu lançamento, e como o próprio jornalista Daigo Oliva, da Folha de S. Paulo, coloca “é um presente para quem gosta de autodepreciação e não quer encontrar sentido no mundo o tempo todo”. Muito do reconhecimento da produção se dá pela ação de sua apresentadora misteriosa, Laurinha, da qual não se sabe muita coisa além de que tem 27 anos, é de Niterói e mora em São Paulo, e diz cursar teologia na Anhembi Morumbi - curso que nem existe na instituição.


Se tudo é verdade ou mentira não interessa, porque o que vale é a criatividade da autora da produção em desenvolver os cenários mais absurdos e comentá-los da forma mais cômica possível. Navegando entre episódios em que responde os “ouvintes” em cenários amorosos e sexuais, até tiradas críticas acerca de religião, política e comportamento social, o programa vai tomando forma e imergindo os ouvintes neste universo peculiar.


Numa espécie de monólogo, muito parecido com peças teatrais, Laurinha conquista os ouvintes com sua personalidade e informalidade, que tem como intuito principal o fazer rir. O programa existe desde 2019 e está disponível na plataforma Spotify com episódios de cerca de 20 minutos. Laurinha já conquista fãs em outras plataformas, como redes sociais.


I HATE FASHION PEOPLE


I HATE FASHION PEOPLE é muito mais que um podcast intrigante de ouvir composto por opiniões claras e honestas que fluem em um diálogo fascinante. É um inteiro conceito de plataforma digital para incorporar seus ouvintes em uma experiência completa de imersão dos episódios, contando com conteúdos visuais na plataforma do Instagram, para complementar o tema de cada episódio e ser um guia para o público.


Lançado em maio deste ano, o podcast transmite informações de qualidade apuradas por meio de uma conversa cativante entre as hosts Izabella Ricciardi e Bruna Furlan, duas amigas amantes da moda e estudantes de jornalismo. Logo após seu lançamento o I Hate Fashion People teve uma surpreendente aceitação entre seu público alvo, o que o tornou um dos podcasts mais ouvidos de Moda e Beleza no Brasil, liderando o ranking por duas semanas seguidas, consolidando-o como uma grande aposta do mercado de podcasts Brasileiros.


Nos primeiros episódios a dupla apresenta críticas detalhadas a respeito das quatro principais Fashion Weeks que ocorreram na temporada de Outono/Inverno em março de 2021. Nos episódios seguintes da primeira temporada abordam temas, reflexões e análises diversas; já na segunda temporada, além de muitas pautas do mundo da moda, trazem também convidados e profissionais da área.


O podcast está disponível no Spotify, Deezer, Anchor e em muitas outras plataformas. Vale a pena conferir os conteúdos complementares no Instagram e os episódios no YouTube em formato de vídeos muito bem produzidos.


BR_IFW


Brazil Immersive Fashion Week é uma plataforma online multicanal onde marcas, designers independentes, artistas e consumidores podem cooperar criativamente por meio de uma narrativa imersiva 100% digital.


Diante do confinamento e dos cancelamentos de desfiles presenciais nas tradicionais semanas da moda ao redor do mundo, o mercado fashion teve que repensar e criar novas soluções paras as passarelas e os showrooms em 2020. Com isso, a BRIFW, propõe a integração entre moda e tecnologia imersivas, visando a troca de experiências de produção, criação e apresentação de coleções de moda pensadas em ambientes digitais


O BRIFW traz para seu line-up estilistas de sete países e artistas digitais latinos espalhados por todo mundo. No sábado (7), a partir das 18 horas, serão exibidas coleções em formatos híbridos ou inteiramente digitais das marcas 12-NA (Chile), Aluf (Brasil), Annaiss Yucra (Peru), Chain (Argentina), Felipe Fiallo (Equador), Juan de la Paz (Bolivia), Lucas Leão (Brasil) e Nous (Argentina) — primeira marca latina a ser nomeada ao prestigiado prêmio LVMH. O line-up ainda conta com o desfile da cabo-verdiana radicada no Brasil, Angela Brito, em parceria com a marca Ipanema e com o lançamento do projeto de sustentabilidade R4 da Rider apresentado pela atriz Bruna Linzmeyer.


UM MILKSHAKE CHAMADO WANDA


Um Milkshake Chamado Wanda é um podcast brasileiro de gênero humorístico ao ar desde 2014. Apresentado pelos jornalistas Phelipe Cruz (dono do portal PapelPop), e Samir Duarte, e pela ex-MTV Marina Santa Helena, ao longo de sua produção, consolidou-se como um dos podcasts de maior sucesso no Brasil.


Abordando pautas importantes de forma leve e descontraída, o programa ganhou notoriedade ao abordar assuntos relacionados ao universo LGBT, cultura pop e entretenimento, acompanhados de inúmeros convidados. Atualmente, os episódios possuem em média 2 horas e são lançados semanalmente toda quinta-feira às 13:17, exclusivamente no Spotify. O Wanda Experimenta, spin-off dos episódios, é lançado toda terça-feira às 13:17. Vale a pena conferir!


SANTÍSSIMA TRINDADE DAS PERUCAS


Composto pelas Drag Queens Duda Dello Russo, Lamona Divine e Bianca Dellafancy, o podcast “Santíssima Trindade das Perucas” é lançado semanalmente na plataforma Spotify. Seu primeiro episódio foi ao ar em 2019 e nele o trio abordou a temática “Profissão Drag Queen”, contando suas experiências como Drag, como começaram e dificuldades que passaram.


Atualmente, o podcast consta com 107 episódios e neles foram trabalhados desde cultura pop e humor até temáticas LGBTQIA+ e notícias, trazendo relatos dos fãs e convidados especiais, dentre eles: Erika Hilton, Glória Groove, Silvetty Montilla, Danny Bond e Wanessa Wolf. Além do podcast em si, as três apresentadoras estão muito presentes nas redes sociais e interagem muito com o público para a escolha dos temas e convidados dos episódios.


Quanto as apresentadoras, todas possuem anos de experiência na carreira de Drag Queen, ainda que cada uma possua um foco diferente na carreira. Duda possui outros três podcasts, mas também trabalha como influenciadora digital e youtuber, Lamona, além de podcaster, é cantora e performer e Bianca é digital influencer e youtuber.


HIGH LOW PODCAST


Criado em Novembro de 2018, o podcast intitulado “High Low” é destaque quando o assunto é moda. Isabel Junqueira, jornalista independente radicada em Paris e correspondente da Vogue Brasil, e Olívia Merquior, expert em criação e coordenação de novas marcas, são as fundadoras e apresentadoras do programa, que vem conquistando uma legião de ouvintes que se interessam por ensinamentos de estilo passados de forma leve e objetiva.


A qualidade do conteúdo transmitido é realmente um diferencial. Além de frequentemente contar com participações especiais de profissionais do universo fashion, as próprias apresentadoras o alimentam com histórias vivenciadas por elas ao longo dos 15 anos de carreira que ambas possuem.


O podcast é um tesouro para os amantes de moda. Recheado de informações interessantes e pertinentes, são acompanhados do bom humor e inteligência das meninas!






 
 
 

Comentários


bottom of page