Fashion Weeks: da onde vem e os destaques das últimas edições
- Mostra Revista
- 8 de out. de 2021
- 8 min de leitura
Atualizado: 30 de out. de 2021
Reportagem por: Giulia Ribeiro
É notório que as semanas de moda são grandes acontecimentos no mundo fashion que, ao longo dos anos, foram se estabelecendo como algo além de apenas um evento e tomando proporções fenomenais.
As Fashion Weeks são eventos da indústria da moda com duração de aproximadamente uma semana ocorrendo duas vezes por ano, nos primeiros meses do ano e novamente nos últimos, onde as marcas apresentam suas coleções de outono-inverno e primavera-verão, respectivamente. Estas semanas permitem que designers - já estabelecidos e novos- apresentem suas últimas coleções, trazendo à tona novos estilos, temáticas e criando uma atmosfera imersiva de tendências, criatividade e inspiração.
Estes eventos acontecem em diversos lugares do mundo, mas as edições de maior notoriedade ocorrem em Nova Iorque, Londres, Milão e Paris, possuindo cada uma sua tradição e peculiaridade.
Nesta reportagem iremos conferir algumas características e aspectos históricos das respectivas semanas de moda, além de comentar os maiores destaques ocorridos na última edição de cada uma delas.
New York Fashion Week
A Semana de Moda de Nova York é sempre a que abre a temporada. Suas raízes se deram no ano de 1943, em um contexto de guerra, no qual a publicitária Eleanor Lambert reuniu estilistas para expor suas criações em passarelas e dar visibilidade à moda estadunidense, tornando-se a chamada "Press Week" um marco na indústria.
Depois de quase dois anos de apresentações digitais ou phygital, a temporada de moda internacional de primavera/verão 2022 marca a retomada dos desfiles presenciais, sendo a NYFW a primeira a integrar esta volta triunfal das Fashion Weeks físicas.
Contando com 91 desfiles ocorridos entre os dias 8 a 12 de setembro, o evento ainda trouxe talks e eventos especiais que aconteceram ao vivo, mas também foram transmitidos online, vale lembrar que foi exigido passaporte de vacinação tanto para convidados como para profissionais envolvidos nos desfiles, assim como o uso de máscaras.
A temporada de primavera de 2022 incluiu grandes nomes como Michael Kors, Gabriela Hearst, Tory Burch, Carolina Herrera, Altuzarra, Phillip Lim, Proenza Schouler, Jason Wu, Rodarte, Brandon Maxwell, Markarian, Christian Siriano, Adam Lippes, Kevan Hall, Peter Do, Victor Glemaud, Khaite e Staud, entre outros.
Uma das novidades foi o retorno de designers que costumam desfilar na Europa, como Jeremy Scott (Moschino) e Thom Browne. Os designers Marc Jacobs, Ralph Lauren, Pyer Moss e Tommy Hilfiger não apresentaram novas coleções durante a NYFW.
Fazendo uma abertura triunfal à NYFW se destacou o desfile de Collina Strada, a marca, que tem como premissa a sustentabilidade e o trabalho de upcycling, apresentou sua coleção no primeiro dia da semana de moda, em um das principais fazendas de solo, em um rooftop de NY. A designer, Hillary Taymour, buscou inspiração na natureza, criando uma atmosfera bucólica onde os modelos se encontravam em uma espécie de convivência harmoniosa com o meio ambiente ao andar despretensiosamente pelo local. A escolha dos modelos também foi um fator em destaque durante o desfile, mostrando uma imensa diversidade e representatividade.
Fotos: Desfile Collina Strada (Reprodução/Instagram)
Tivemos também o desfile da coleção de Primavera Verão 22 da Coach, o Diretor Criativo Stuart Vevers apresenta um novo vocabulário para a moda americana e faz questão de pontuar que "O futuro é brilhante", apresentando uma coleção que abordou a essência da cidade. As peças, com proposta bastante comercial, resgatam diversas estéticas nova-iorquinas, caminhando entre patricinhas com looks em rosa pastel, xadrez e amarelo, aos grunges e skatistas, com peças mais sóbrias, cool e em xadrez preto-e-branco com modelagem oversized.
Fotos: Desfile Coach (Reprodução/Instagram)
Vale a pena conferir o filme de apresentação, que mostra estética e referência aos programas de TV e reportagens antigas nas ruas de NY, e ao final também conta com uma dinâmica similar as ruas movimentadas de Nova Iorque, onde os modelos e skatistas andam por todo o local em diversas direções.
London Fashion Week
Londres é a segunda cidade a sitiar o Fashion Week em todas as temporadas e traz a experimentação como principal pauta, com maior abertura para novos tecidos, padronagens, acabamentos e modelagens.
Além disso, uma característica surpreendente e exclusiva londrina é a seleção de novos talentos pelo Conselho de Moda Britânico, que fornece suporte financeiro para a apresentação das coleções em um dia específico do calendário.
A London Fashion Week foi a primeira série de eventos a usar o termo “Fashion Week”, começando em 1984, sendo desde os primórdios organizado pelo British Fashion Council.
Em Londres também ocorreu a primeira semana de moda a transmitir seus eventos ao vivo para um público mundial, na primavera de 2010.
Neste ano a segunda edição do evento, que ocorreu do dia 17 a 21 de setembro, houveram apresentações híbridas, ou seja, alguns designers apresentaram suas coleções presencialmente enquanto outros mantiveram o formato digital.
Dentro dos novos talentos revelados na LFW encontra-se Maximilian, apresentado no evento através do Fashion East,que é uma incubadora e coletivo de talentos que, há algumas temporadas, apresenta novos criativos na programação oficial da London Fashion Week.
Maximilian, um dos mais proeminentes designers da nova geração, apresenta sua terceira coleção pelo Fashion East e seu primeiro desfile físico, inspirado na sua origem familiar e infância em Trinidad e Tobago. As roupas variaram de casacos impecáveis e perfeitamente ajustados a peças que fazem referências ao swimwear, vestidos que parecem maiôs ultrassexy e cheios de recorte, e o mais próximo de uma boia de natação é o formato aracnídeo inflável que carrega uma das modelos.
Fotos: Looks do designer Maximilian no desfile do Fashion East (Reprodução/Instagram)
A LFW foi encerrada em grande estilo por Richard Quinn, o designer é conhecido por suas peças exuberantes, chamativas e até chocantes, tendo uma das coleções mais comentadas da última temporada de Londres. Agora, ele apresenta uma coleção que traz alguns de seus códigos, como os tecidos florais e bordados, mas parece mais disposto a agradar um cliente mais comum e criar peças mais comerciais. Se tratando de Quinn, a coleção tem blocos bastante definidos, cores fortes que saltam aos olhos e as padronagens florais são bem trabalhadas com stylings bastante excessivos.
Fotos: Desfile Richard Quinn (Reprodução/Instagram)
Milan Fashion Week
Criada por volta de 1958, a Fashion Week de Milão é a terceira no cronograma e é organizada pela Câmara Nacional de Moda Italiana, representando a mais tradicional das semanas de moda. Nos últimos anos, para quebrar o estereótipo clássico, as marcas têm apostado na contratação de profissionais jovens capazes de traduzir o estilo e a identidade própria das instituições de maneira mais atual.
Dentre as marcas apresentadas em Milão estão: Dolce & Gabbana, Emilio Pucci, Giorgio Armani, Moschino, Versace, Prada, Roberto Cavalli, entre outras.
Esta edição, que ocorreu do dia 21 a 27 de setembro, contou com 42 apresentações físicas, sendo no total, 61 ativações. Grandes marcas como Fendi, Prada, Versace e Armani apresentaram suas coleções, no entanto Gucci, que tradicionalmente desfilava na MFW, decidiu sair do calendário de moda oficial desde 2020 e não esteve presente. A grife italiana deve apresentar sua coleção em Los Angeles, no dia 3 de novembro.
Um dos principais destaques da MFW foi o desfile eletrizante da Versace. A marca trouxe para a passarela uma coleção vibrante e sexy, ao som de “Physical” de Dua Lipa. A cantora britânica, que abriu e fechou o desfile, é a nova embaixadora da grife.
O desfile da grife impactou os amantes de moda nas redes sociais, não apenas pelos looks mas também pelas personalidades nas passarelas. Não só Dua Lipa, como também a top Naomi Campbell e Lourdes Leon, filha de Madonna, estiveram na passarela.
Com cerca de 80 looks, a coleção se inicia em uma sequência de produções em preto, de forma bem sóbria, com os famosos alfinetes dourados da Versace reinterpretados em diferentes cores, atribuindo aos designs mais clássicos uma nova estética.
No entanto, não demora para a coleção adentrar no universo multicolorido e exagerado da Versace, com os clássicos ternos coloridos e peças com estampas ornamentadas.
Fotos: Desfile Versace (Versace/Divulgação)
Outro destaque da Semana de Moda de Milão ficou por conta do desfile da Prada. O evento aconteceu de forma inovadora, simultaneamente em Xangai e em Milão: telas em tamanho real conectaram Itália e China.
"Se os consumidores chineses não podem vir até mim, a Prada vai até eles", afirmam Miuccia Prada e Raf Simons, devido às restrições de viagem ainda para o público chinês, diz ainda Simons: “Fazer esses shows simultaneamente demonstra uma nova possibilidade - que um show da Prada pode acontecer em qualquer lugar [...] Trata-se de compartilhar - não apenas compartilhar imagens, não apenas compartilhar por meio da tecnologia, mas compartilhar um evento físico. Comunidade é uma ideia vital: reunir pessoas que compartilham ideologias, valores e crenças. ”
A coleção ganha muitos pontos pela construção primorosa das peças e conta com uma cartela de cores minimalista pontuada por laranjas e amarelos fortes e um toque industrial.
Existe uma aura de uma moda festa nos looks em cetim duchese, mais rígidos e menos fluídos, porém mais casuais e jovens, com as minissaias e longas caudas em faixas que adornam a maioria dos looks da coleção.
Imagens: Prada 2022 | Reprodução/Divulgação
Paris Fashion Week
A Paris Fashion Week teve início em 1973 organizada pela Federação Francesa de Moda. Antigamente,todos os desfiles da temporada aconteciam num mesmo lugar, com o passar dos anos, o evento cresceu exponencialmente e hoje em dia cada marca organiza seu desfile em um local diferente da cidade (lugares como o Grand Palais, o jardin des Tuileries, o Palais Royal, a Opéra Garnier e outros), fazendo com que a moda exceda as passarelas e possa ser vista por todos os lados, nas ruas - em produções super elaboradas - ou ainda, nos eventos paralelos que precedem os desfiles.
Tradicionalmente é a última das quatro principais Semanas de Moda , e nessa edição, encerrando a temporada de primavera/verão 2022, tivemos entre os dias 27 de setembro a 5 de outubro a Paris Fashion Week.
Durante os desfiles de Alta Costura, a cidade já experimentou eventos físicos com convidados seguindo uma série de medidas de segurança, e não será diferente nesta edição.
Marcas importantes que compõem o calendário do evento realizaram grandes desfiles, como a Balmain, que comemorou o aniversário de 10 anos do designer Olivier Rousteing como diretor criativo com uma grande apresentação em formato de festival, com direito à Jesse Jo Stark e Doja Cat performando.
Olivier apresentou uma série de peças com recortes, faixas, com forte influência do sportswear e silhueta mais lânguida e confortável em detrimento a sua já reconhecida silhueta triangular de ombros exagerados e acinturada, mais ainda sexy, além disso o desfile contou com a reinterpretação de alguns looks que resgatam a história do designer na marca.
O encerramento apoteótico do desfile teve a presença da ex-primeira dama da França e supermodel Carla Bruni, bem como Naomi Campbell e Milla Jovovich.
Outro destaque foi o “desfile” inovador e divertido da Balenciaga, onde ao invés de um desfile propriamente dito, ocorreu a exibição de um episódio especial de “Os Simpsons” em que Denma Gvasalia convida os personagens para desfilar para a grife.

Foto: Colaboração entre Balenciaga e Os Simpsons | CLIQUE AQUI PARA O VÍDEO.
Fizemos um post especial sobre essa parceria com o desenho animado em nosso Instagram, confira acessando o perfil @projetonumma no Instagram ou clicando no link à seguir para ser direcionado para o post ( https://www.instagram.com/p/CUvYiwcrq7L/?utm_source=ig_web_copy_link).
Referências
BARKER, Tom. MFW: versace spring/summer 2022 collection. Versace Spring/Summer 2022 Collection. Disponível em: https://pausemag.co.uk/2021/09/mfw-versace-spring-summer-2022-collection/. Acesso em: 06 out. 2021.
C, Subha. A Brief History Of The Fashion Week: Evolution Of The Parade. Disponível em: https://vue.ai/blog/retail-trends/brief-history-of-fashion-week/. Acesso em: 06 out. 2021.
FARIA, Karina. London Fashion Week 2021: onde ver os desfiles, datas e estilistas confirmados. Onde ver os desfiles, datas e estilistas confirmados. Disponível em: https://www.fashionbubbles.com/estilo/london-fashion-week-2021/340257/#google_vignette. Acesso em: 06 out. 2021.
FARIA, Karina. Verão 2023 na Semana de Moda de Milão: as principais tendências da mfw. as principais tendências da MFW. Disponível em: https://www.fashionbubbles.com/estilo/semana-de-moda-de-milao/342596/. Acesso em: 06 out. 2021.
FFW. A retomada da New York Fashion Week: o que podemos esperar?. o que podemos esperar?. Disponível em: https://ffw.uol.com.br/noticias/moda/a-retomada-da-new-york-fashion-week-o-que-podemos-esperar/. Acesso em: 06 out. 2021.
KIM, Irene. The Complete London Fashion Week Spring 2022 Schedule. Disponível em: https://www.vogue.com/article/london-fashion-week-spring-2022-schedule. Acesso em: 06 out. 2021.
MARIE CLAIRE. New York Fashion Week:: programação e o que você precisa saber sobre a retomada. programação e o que você precisa saber sobre a retomada. 2021. Disponível em: https://revistamarieclaire.globo.com/Moda/noticia/2021/09/new-york-fashion-week-programacao-e-o-que-voce-precisa-saber-sobre-retomada.html. Acesso em: 06 out. 2021.
PIERI, Kerry et al. London Fashion Week's Best Spring 2022 Looks. Disponível em: https://www.harpersbazaar.com/fashion/designers/g36805656/london-fashion-week-spring-2022/. Acesso em: 06 out. 2021.
POWLESS, Sarah. EVERY LOOK FROM MAXIMILIAN SPRING/SUMMER 2022. Disponível em: https://www.crfashionbook.com/fashion/a37678454/every-look-maximilian-springsummer-2022/. Acesso em: 06 out. 2021.
REDAÇÃO EDITORIAL. A diferença entre as semanas de moda pelo mundo. Disponível em: http://redacao.mackenzie.br/diferenca-entre-as-semanas-de-moda/. Acesso em: 06 out. 2021.
ROCHOLI, Maria Clara. Descubra a diferença entre as semanas de moda. Disponível em: https://pingback.com/mariaclara/descubra-a-diferenca-entre-as-semanas-de-moda. Acesso em: 06 out. 2021.
VARELA, Thaís. Tudo o que sabemos sobre a volta das semanas de moda presenciais. Disponível em: https://revistaglamour.globo.com/Moda/noticia/2021/09/tudo-o-que-sabemos-sobre-volta-das-semanas-de-moda-presenciais.html. Acesso em: 06 out. 2021.
WWD. Prada RTW Spring 2022. Disponível em: https://wwd.com/fashion-news/shows-reviews/gallery/prada-rtw-spring-1234944453/prada-rtw-spring-2022-67/. Acesso em: 06 out. 2021.











































































Comentários